Gimp 2.6 saiu!!! E já tem pacote para Ubuntu Hardy!

1 10 2008

O novo Gimp saiu do forno! E com muitas novidades! Para mim o que se destacaram foram:

Interface integrada! Sabe aquele monte de botão que fica aberto na sua barra de tarefas? E quando as caixas de ferramentas ficavam irritantemente atrás do teu desenho? Não tem mais! Agora, caso queira esconder as ferramentas é só clicar TAB! (como no Photoshop)

Another alternative UI example

Habilidade de poder ultrapassar a visão dos cantos da imagem!

A ferramenta livre de seleção agora gera poígonos! Antes eu usava a Caneta Bezier (Path Tool, Ferramenta Caminho) para gerar um vetor e depois converter em seleção. Por outro lado é interessante esse processo, fica gravado o vetor gerado para isso, porém menos prático!

Entre outras características!

Bem, vamos a instalação no ubuntu 8.04 (hardy):

Desinstale o Gimp pelo Sistema > Administração > Synaptic ou pelo terminal:
sudo apt-get remove gimp

Baixe os arquivos no site http://www.getdeb.net/app/Gimp

Eu instalei na seqüência abaixo (para não dar erro de dependências):
libbabl-0.0-0_0.0.22-1~getdeb1_amd64.deb
libgegl-0.0-0_0.0.18-1~getdeb1_amd64.deb
libgimp2.0_2.6.0-1~getdeb1_amd64.deb
gimp-data_2.6.0-1~getdeb1_all.deb
gimp_2.6.0-1~getdeb1_amd64.deb
gimp-gnomevfs_2.6.0-1~getdeb1_amd64.deb
gimp-libcurl_2.6.0-1~getdeb1_amd64.deb
gimp-python_2.6.0-1~getdeb1_amd64.deb

Pronto! Agora é só desfrutar seu novo Gimp 2.6!!!

Configuração e Dica  Extra:

Na sua pasta pessoal exite uma pasta oculta de configuração do gimp. Para visualizá-la vá em Locais > Pasta Pessoal e clique no menu Exibir > Arquivos Ocultos (ou o atalho CTRL+H). Vai aparecer um monte de pasta e arquivo de configuração.

Como eu não queria permanecer com a configuração antiga eu simplesmente apaguei todas as pastas .gimp-2xx. Só abrir o novo gimp e ele se engarrega de carregar as configurações padrão.

Depois dele ter criado uma nova pasta faltou apenas setar os atalhos do Photoshop para o Gimp! SIm, eu uso o Gimp com os atalhos do Photoshop! Foi o que me fez conseguir usar o Gimp.
Então salve o arquivo de texto abaixo em seu computador:

menurc

E substitua pelo arquivo dentro da pasta .gimp-2.6/ .

Pronto! Gimp com atalho do Photoshop.
Alguns atalhos tive que adaptar, como por exemplo redimensionar imagem que eu acessava por Alt > I > I no Photoshop e ficou apenas Alt+Shit+I no Gimp.

Bom, é isso! Até mais multidão que lê meu blog!!! (hahahaha, como sou bom em piadas ruins!)


Ações

Information

5 responses

2 10 2008
Instalando Ubuntu. De novo??? - parte 1 de 2: instalações. « Mango Jambo

[…] Gimp 2.6 – Um sonho de consumo! :)Siga os passos descritos aqui. […]

3 10 2008
Thadeu Penna

Olá
nesta versão do getdeb é possível abrir uma url ? Ou ainda, funciona arrastar uma figura do firefox diretamente para o Gimp ? Eu compilei no Debian/Lenny e estou com este erro… no 2.4 funciona direitinho.

[]s

3 10 2008
mangojambo

@ Thadeu Penna: No Gimp do getdeb funciou na boa!

12 03 2009
felipe

Olá, sou novo usuário do gimp, fiz a instalação dele pelos pacotes disponíveis no getdep, entretanto a interface do gimp não está integrada :~
isso me deixa muito triste, porque esse é o ÚNICO motivo que me faz ainda inicializar o windows e utilizar o photoshop :/~

então gostaria de saber se você tem algum truque ou dica para mim?

13 07 2009
CelsoRec

Notícia primorosa!!! Interface integrada: isso é fantástico! O recurso do TAB também.
Uso Photoshop no trabalho, mas em casa uso GIMP no Hardy Heron. É difícil conviver com os vícios de atalhos. Vou instalar ainda hoje!!

Deixe uma resposta

