Blender Sculpt – meu PC pede água!

23 09 2008

Realmente! Sculpt vicia!!! O problema é que me falta 5 coisas:Uma placa de vídeo Geforce 9800GX2 muito boa; processador mais rápido, mais memória ram; praticar mais e talento! Por esse ponto de vista dá até vontade de desistir!!😉

Bem, a diferença do primeiro para o segundo modelo é praticamente o tempo. No segundo levei mais ou menos 1 hora, 1 hora e meia para chegar neste resultado:

Ok, confesso que exagerei nos pincéis de textura, mas era para testar mesmo.
Iniciei tentando criar um corpo com metaballs, para depois converter para malha e começar a modelar.

  1. Trabalhar com metaballs é MUITO RUIM! É legal colocar 3 bolinhas uma do lado da outra e fazer elas grudarem para teus amigos falarem “uau, que legal!”, mas de verdade, quando você começa a usá-las, a vontade é de compilar o blender sem suporte a elas!!! O sistema de controle delas é precário!
  2. Depois de iniciada a modelagem, descobri uma coisa: não posso modelar corpos com meu computador. É vértice demais!!! Tive que aplicar o multires, apagar os vértices do corpo, para criar um novo multres. Sim, você não pode apagar ou criar vértices com o multires habilitado. Ainda bem que está em desenvolvimento a mudança do multires para um modifier!!! Já até imagino aplicando multires em um vgroup, mas especificamente a orelha para mim!!🙂

O sculpt do blender está muito maduro, porém ainda precisa de alguma melhorada:

  • sistema de mirror que sempre gruda um monte de vértices por causa do clipping;
  • máscara de seleção suavizada ou não; (o Alt+B quebra um galho, mas esconde o restante e não é suave)
  • e principalmente em desempenho em um nível alto de multires.

Os traços da escultura ficaram fortes e bastante acentuados, porém era essa a intenção. O mais importante é que consegui atingir a expressão e proporção que imaginava em um tempo muito curto. Já os detalhes fica para uma outra ocasião!


Ações

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5 responses

23 09 2008
Maxwell B. Medeiros

Voc6e deixa o set smooth ligado, ou não precisa ? O trabalho tá muito bom, pena que não dá para vc ir além disso.

23 09 2008
mangojambo

Obrigado Maxwell. Então, eu deixo “set solid”. Só no final que eu converto para set smooth. É bom durante o processo ver como fica, pois você perde e ganha algumas coisas e é bom já ter isso em mente para não ter surpresas no final.

29 09 2008
oyphis

Era muito bem vindo um tutorial😛

3 10 2008
Valessio

é verdade, ta muito bom!! que venha um tutoriallll!! rs..😀

4 10 2008
Erick Henrique

Olá mango

Realmente, esculpir no Blender é viciaaaannnte!!! =)
Ótimo tutorial e vlw pelas dicas.

t++

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