Jogo YoFrankie e Como Compila Blender Apricot no Ubuntu Hardy

19 09 2008

Sempre achei que compilar é coisa de programador! Que NINGUÉM mais deveira ousar fazer esse tipo de coisa chata!! Até entrar no time do Apricot! Como precisava testar as animações que criava, precisei estar sempre com a última versão do projeto e do Blender. Entrei no projeto em seu meio tempo de vida, quando houve a decisão conclusão de que o CrystalSpace não estava atendendo plenamente ao projeto e o pessoal resolver dar um “GÁS” no BGE, o motor de jogo do Blender. Ou seja, serão 2 jogos, o finalizado em Crystal Space e o feito todo em Blender, usando a BGE.

Para quem não quer ter o trabalho de compilar e já mandar ver no jogo é só baixar por estes links o demo:

  • Para quem tem uma placa de vídeo feroz, com supor te bom a GLSL, baixe por um dos links abaixo: (Rodou razoavelmente aceitável em uma Geforce FX6600)

Linux 32 bits:
Yo Frankie! Demo 1.2 – with GLSL support – Linux 32bit [~27MB]

Linux 64 bits:
Yo Frankie! Demo 1.2 – with GLSL support – Linux 64bit [~27MB]

  • Para você que tem uma placa com suporte a 3D (opengl) no linux, como uma Geforce baratinha, ATI ou chipset Intel:

Linux 32 bits:
Yo Frankie! Demo 1.1 – No GLSL (Texture Face Mode) – Linux 32bit [~27MB]

Linux 64 bits:
Yo Frankie! Demo 1.1 – No GLSL (Texture Face Mode) – Linux 64bit [~27MB]

  • Usuários Windows e MacOSX, acessem o site www.yofrankie.org para baixar a versão do jogo para suas plataformas.
  • Para quem não tem uma placa de vídeo descente para rodar o jogo, acesse um dos links abaixo:

Para quem não consegue rodar o jogo por causa da placa de vídeo:
YoFrankie!_Damn_it_1.1_No_GLSL_Not_running_No_Fun_-_Via_S3 [~35KB]

Outra opção razoável:
YoFrankie!_Damn_it_1.1_No_GLSL_Not_running_No_Fun_-_Via_S3 [~350,00]

Agora, para quem quer baixar os arquivos do projeto, e ter o jogo fresquinho recém saído das mãos dos desenvolvedores e rodar direto no blender, pule a parte de cima e vamos para o que interessa.

Compilar ainda comtinua sendo muito chato! Chega a dar calafrios só de pensar: baixar o código fonte; compilar; erro; instalar dependência; tentar compilar de novo; erro; instalar mais dependência… e por aí vai! Para evitar isso segue abaixo a lista de todas as dependências para se compilar o blender. Espero não ter esquecido de nenhuma!

Faça download de todos os programas e bibliotecas necessárias para isso:

  • abra o seu terminal e execute:

sudo apt-get install subversion rapidsvn scons libxvidcore4-dev libc6-dev g++ libpng12-dev libalut-dev libopenal-dev libsdl1.2-dev libjpeg62-dev libglew1.5-dev ftgl-dev python2.5-dev libtiff4-dev libopenexr-dev libxi-dev

  • crie uma pasta chamada blendersource:

mkdir blendersource

  • entre na pasta:

cd blendersource

  • execute o comando abaixo para baixar a última versão do blender:

svn checkout https://svn.blender.org/svnroot/bf-blender/trunk/blender && cd blender && echo “WITH_BF_GAMEENGINE = ‘true'” > user-config.py

Para compilar:

scons

Só isso. E esperar terminar. Quando quiser instalar uma versão mais nova é só ir até a pasta pelo terminal e digitar:

svn up && scons

(svn up vai atualizar e scons compilar)

PRONTO! A nova versão ficará na pasta /home/seu_usuario/blendersource/build/linux2
Adinione um Lançador Personalizado no Painel com o seguinte atalho:
/home/seu_usuario/blendersource/build/linux2/bin/blender

Agora você pode usar essa versão do blender para o jogo e continuar usando a sua versão estável para seus projetos.

E para o jogo é quase a mesma coisa:

svn checkout svn://download.blender.org
Aproximadamente 1GB.

svn checkout svn://download.blender.org/pro
CrystalSpace + BGE

RECOMENDÁVEL

svn checkout svn://download.blender.org/pro/bge
Somente a pasta BGE (o que uso)

É possível usar o software gráfico Rapidsvn para baixar e atualizar o jogo depois ou continuar via terminal com o comando svn up na pasta do jogo.

Bem, é isso pessoal. Bom jogo a todos!!😉


Ações

Information

2 responses

31 10 2008
Massimiliano

Hi, I’ve tried to do:
svn checkout svn://download.blender.org

but it doesn’t work…

svn: Can’t connect to host ‘download.blender.org’: Connection refused

…any idea?
Thanx Max

18 12 2008
Ricardo

Segui todos os passos, baixei os arquivos para pasta e na hora de copilar aparece o seguinte: scons: *** No SConstruct file found.
File “/usr/lib/scons/SCons/Script/Main.py”, line 825, in _main

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